segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

O DIÁCONATO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

 


Na Bíblia, o diaconato é um serviço cristão que envolve o cuidado com as necessidades da igreja e da comunidade. Embora o termo "diácono" não apareça em todas as traduções da Bíblia, há várias referências ao serviço diaconal nas Escrituras, e é possível identificar algumas pessoas que serviram nessa função.

Em Atos 6:1-6, é relatado que os apóstolos selecionaram sete homens para cuidar das necessidades da comunidade, enquanto eles se dedicavam à pregação e ao ensino da Palavra de Deus. Esses homens, conhecidos como "sete diáconos", foram escolhidos pela sua boa reputação e por estarem cheios do Espírito Santo.

Os nomes dos sete diáconos são listados em Atos 6:5: Estêvão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau. Estêvão, em particular, é descrito como um homem cheio de fé e do Espírito Santo, que realizou muitos milagres e sinais diante do povo.

Em Filipenses 1:1, Paulo se dirige aos "santos em Filipos, juntamente com os bispos e diáconos", o que sugere que a função diaconal também estava presente em outras comunidades cristãs.

Há ainda outras referências ao serviço diaconal na Bíblia, como em Romanos 16:1, onde Paulo menciona Febe como uma diaconisa da igreja em Cencréia, e em 1 Timóteo 3:8-13, onde são apresentados critérios para a seleção de diáconos e diaconisas, como serem dignos, honestos, não dados a muito vinho e terem experiência em servir a outros.

Em resumo, o diaconato é um serviço cristão que tem origem na igreja primitiva, e que envolve o cuidado com as necessidades da comunidade e a prática do serviço e da compaixão. Na Bíblia, existem referências ao serviço diaconal e algumas pessoas que serviram nessa função, sendo que os critérios para a seleção de diáconos e diaconisas são apresentados em 1 Timóteo 3:8-13.


Nenhum comentário:

Postar um comentário