segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A MULHER E O MINISTÉRIO NA IGREJA

 


Bíblia não usa a palavra "pastora" ou "pastorado feminino", mas existem exemplos de mulheres que exerceram papéis de liderança, ensino e ministério na Bíblia.

Um exemplo é Débora, que é descrita como profetisa e juíza em Israel (Juízes 4:4). Ela liderou as forças militares de Israel em uma batalha contra os cananeus e, em seguida, cantou um cântico de louvor a Deus. Miriã, a irmã de Moisés, também é descrita como profetisa (Êxodo 15:20), e ela liderou as mulheres de Israel em um cântico de louvor após o mar Vermelho ter sido dividido.

Hulda também é descrita como profetisa (2 Reis 22:14) e foi consultada pelo rei Josias sobre questões espirituais. Além disso, algumas mulheres são mencionadas como colaboradoras no ministério cristão de Paulo, como Febe, que é descrita como uma serva da igreja em Cencreia (Romanos 16:1-2), e Priscila, que junto com seu marido Áquila, ensinou o evangelho a Apolo (Atos 18:26).

Esses exemplos mostram que as mulheres podem desempenhar um papel ativo no ministério e na liderança da igreja, embora a interpretação desses exemplos e a decisão de ordenar mulheres como pastoras ou líderes seja objeto de debate em algumas igrejas e denominações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário